Relógio Vegano, será que existe?
Escrito por @loremoreth
Antes de mais nada, é preciso entender o que é o estilo de vida vegano e as diferenças que existem entre os vegetarianos.
Apesar de simples, ainda há muita confusão sobre o tema, pois os vegetarianos se dividem em 4 grupos. Vamos entender!
- Ovolactovegetarianos: não consomem nenhuma carne, incluindo peixe e frutos do mar, mas consomem ovo, leite e derivados. Esse é o tipo mais comum de vegetariano, normalmente quando alguém diz que é vegetariano ele está dentro desse grupo.
- Lactovegetarianos: além de não comer carne, eles também não comem ovo. Normalmente o motivo está relacionado à religião, como no caso dos Hindus.
- Vegetarianos Estritos: esse grupo elimina totalmente os ingredientes de origem animal do cardápio, incluindo os laticínios. Mas não considera o consumo em outras áreas da sua vida.
- Veganos: Os veganos vão além dos hábitos alimentares. Por motivos ideológicos eles eliminam totalmente o consumo de qualquer produto que contenha insumos de origem animal, como mel, lã, corantes feitos a base de animais e etc. A mudança é radical e inclui vestuário, cosméticos e lazer.
Muitos vegetarianos começam se tornando ovolactovegetarianos e vão aderindo hábitos veganos até efetivamente fazer a transição.
Mais do que uma opção alimentar, o veganismo é uma filosofia que defende a não exploração dos animais. Os seus adeptos põem em prática essa defesa através do seu estilo de vida e consumo.
Os Direitos Humanos e causas ambientais também são outros interesses dessa turma. Por isso eles adotam uma postura política e pressionam empresas para que elas assumam uma cadeia produtiva justa, com menos impacto ambiental, e claro, sem explorar os animais.
Para um produto ser vegano é fundamental que ele não contenha nenhum insumo de origem animal e nem seja testado em animais, em nenhuma fase.
Mas não pára por aí.
Os adeptos ao veganismo buscam uma vida mais consciente de uma forma geral e por isso eles consideram alguns outros fatores na hora da compra, como:
- uma cadeia produtiva legítima, sem abuso do trabalho humano, tendo como objetivo a sustentabilidade social, econômica e ambiental;
- alimentos orgânicos visando desestimular o uso de agrotóxicos;
- produtores locais para diminuir o impacto ambiental do transporte;
É inegável o aumento de pessoas que se declaram ou têm interesse em se tornar vegano. Eles representam uma mudança de postura da sociedade, hoje mais criteriosa e atenta, e um mercado em expansão repleto de possibilidades.
De olho nessas possibilidades, até mesmo as cadeias de fast-food se reinventaram. Incluindo no cardápio opções lanches sem ingredientes de origem animal eles diversificam e se tornam mais inclusivos.
A indústria da moda e de cosméticos também não ficaram, e nem poderiam, ficar para trás.
Muitos não sabem, mas grande parte dos insumos para fabricação de cosméticos são de origem animal.
Através de pesquisas tecnológicas ou mesmo usando as receitinhas que avós recomendam, como ervas, plantas e outros componentes naturais, esse mercado está passando por uma grande e saudável mudança.
Além, é claro, do boicote ao teste em animais.
Em relação a moda, o cenário é o mesmo. A busca por produtos mais éticos, com menos impacto ambiental e respeitando os animais, fez surgir, entre tantas outras inovações, o tecido que parece couro feito de abacaxi.
A novidade promete a mesma resistência do couro legítimo!
Aqui precisamos fazer uma ressalva, o couro é protegido por lei!
Visando proteger consumidores que podem se enganar, a Lei do Couro está no Código Penal do nosso país. Ela proíbe o uso da palavra “couro” para produtos que não são de origem animal. Portanto nada de “couro fake”, “couro sintético”, etc. Couro é só de origem animal mesmo.
Mas, voltando ao assunto, a indústria da moda está evoluindo. Enquanto isso como ficam os relógios, afinal existe ou não um relógio vegano?
Vamos analisar o WeWOOD
- fabricado a partir de madeira e aço reutilizados;
- produção justa, respeitando os trabalhadores e todas as normas trabalhistas;
- plantamos uma árvore para cada relógio vendido, afim de minimizar os impactos ambientais;
- não é usado corantes ou produtos químicos em todo processo de produção;
- a madeira recebe um tratamento à base de cera de abelha para se tornar resistente à água (splash proof).
Foi por pouco, mas ainda não somos veganos. Continuamos a busca por materiais sustentáveis e acreditamos que um dia daremos mais esse passo, deixando de usar a cera da abelha.
Infelizmente, nossas pesquisas não encontraram um relógio de pulso vegano. Mas essa inovação, com certeza, está chegando!
Independente se ser ou não adepto ao veganismo, acreditamos que o respeito é essencial para um mundo mais justo e saudável. Respeitando seres humanos, nossa própria espécie, e os outros animais, faremos do mundo um lugar melhor!
-
Relógio Storm London DUALON ROSE GOLD
Conhecida mundialmente por suas peças exclusivas, a Storm é uma marca britânica fundada em Londres em 1989. desde sua criação, a marca se especializou em design de relógios inovadores.
-
Relógio Storm London DARTH MIRROR
O relógio Special Edition STORM Darth é um dos nossos relógios mais vendidos devido ao seu exclusivo mostrador de vidro de lazer cortado.
-
CONJUNTO LONG TULIP OFF WHITE
Conheça a linha Homewear da Benten! O conjunto de pijama Long Doll da Benten emprega conforto e mobilidade, seja para embalar seus sonhos ou passar o dia todo de pijama sem culpa.
-
Relógio Storm London DUALON ROSE GOLD LEATHER
Conhecida mundialmente por suas peças exclusivas, a Storm é uma marca britânica fundada em Londres em 1989. desde sua criação, a marca se especializou em design de relógios inovadores.